trânsito

Hélvio Basso recebe sinaleiras com botão para pedestres

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fotos: João Vilnei (Divulgação)

Para facilitar a travessia de pessoas e de ciclistas, além de proporcionar mais fluidez ao tráfego de veículos na Avenida Hélvio Basso, os dispositivos eletrônicos para pedestres começaram a funcionar na manhã desta sexta-feira, sendo as primeiras instaladas em Santa Maria. Na prática, os pedestres poderão apertar um botão junto da sinaleira para que, em instantes, o sinal de carros feche e a travessia seja feita em segurança.

Os dispositivos estão nos dois sentidos da avenida, nas proximidades da entrada para a Vila Goiânia, no Bairro Uglione, no semáforo que foi instalado no local na semana passada. 

O QUE MUDA? 
Os motoristas e pedestres devem-se atentar às mudanças que ocorrem no trânsito. A sinaleira para veículos ficam ligadas de maneira permanente, sempre com a luz verde para o livre tráfego de veículos. Quando o pedestre ou o ciclista desejam atravessar a avenida, eles acionam o dispositivo com a mão e têm de aguardar ligar o sinal verde de pedestre para atravessar a avenida. 

São 16 segundos para cruzar a avenida de um lado ao outro. Enquanto isso, os veículos ficam parados no sinal vermelho e aguardam o tempo do semáforo até o retorno novamente do sinal verde para seguirem pela via. Quando a dispositivo não é acionado, o tráfego de veículos fica liberado mediante o sinal verde.

Nove em cada 10 óbitos por Covid-19 em adultos jovens são de pessoas sem vacinação completa

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a instalação das botoeiras é uma contrapartida do município com o comércio local. Além disso, a escolha da Avenida Hélvio Basso para receber esses primeiros dispositivos se dá em função de a via ser de grande circulação de veículos, ciclistas e pedestres. Também, aquele local da via liga o Município a rodovias federais.

A Avenida Hélvio Basso é uma importante via do Município que registra diariamente um tráfego intenso de veículos que transitam pelas rodovias federais em direção ao município. Além disso, a avenida faz a ligação da Região Sul ao Centro da cidade. Outro objetivo do conjunto semafórico é facilitar a redução da velocidade. O recente semáforo fica próximo a um controlador de tráfego, onde a velocidade permitida na via é de 50 km/h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Enart 2021 começa neste sábado, em Santa Cruz do Sul

Próximo

Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria, é intimado a depor no caso Kiss

Geral